"No primeiro dia do mês de maio de 1886, houve uma imensa manifestação em Chicago, Estados Unidos. Milhares de trabalhadores boicotaram as empresas que trabalhavam e reivindicaram nas ruas por melhores condições de trabalhos. Dentre elas, a mais importante, era a redução da jornada de trabalho de treze horas para oito horas diárias. No dia 3 do mesmo mês, mais manifestações ocorreram e estas acarretaram a morte de alguns trabalhadores manifestantes. Foi uma catástrofe. No dia seguinte, manifestantes revoltados com a morte de seus colegas foram as ruas e atiraram bombas nos policiais e causando a morte de sete deles. Os policiais, como resposta, começaram a atirar nos manifestantes, causando a morte de doze manifestantes e dezenas de feridos.
Esse acontecido ficou muito conhecido e comoveu todos que lutavam por condições dignas de trabalho. A Segunda Internacional Socialista, em 20 de junho de 1889, em Paris, criou o Dia Mundial do Trabalho, sendo comemorado dia 1° de maio todos os anos.
No Brasil, a data só foi oficializada em 1925 pelo então presidente Arthur Bernardes. Entretanto, desde 1895 há relatos de comemorações nessa data. Até a Era Vargas, aqui no Brasil. Essas comemorações eram conhecidas por possuirem muitas algazarras, brigas e, em alguns casos, mortes."
Via @Vítor Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário